Nas margens do Rio Jequitinhonha brotam belezas culturais singulares. O mundo se curva diante do artesanato produzido pelo atrito das mãos habilidosas no barro, tecido, linhas, couro, pedras e madeira. Tambores anunciam a chegada de grupos folclóricos e folguedos. Mas o canto da viola caipira lamenta a dor de uma mazela. A falta de políticas públicas e investimento privado capazes de ostentar o desenvolvimento local.
A partir dessa ótica, o VALEMAIS – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha, com o patrocínio do VIVO, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultural, desenvolve entre os meses de agosto e dezembro (ver calendário), nas cidades de Jequitinhonha, Araçuaí e Turmalina, o projeto Formando para transformar: cultura levada a sério.
O VALEMAIS é uma organização formada por militantes da cultura popular do Jequitinhonha, mas moradores da capital mineira. Em comum, a distância física da terra natal e a vontade de promover ações capazes de transformar a realidade do Vale.
O projeto se divide em quatro módulos. A proposta é realizar um trabalho de formação cultural nas sub-regiões do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. Os cursos acontecem em parceria com as prefeituras locais e movimentos culturais da região.
Para ampliar o debate sobre as ações desenvolvidas no Jequitinhonha, o VALEMAIS promoverá no início de 2009 um Seminário Cultural. A data e o local ainda estão sendo estudados. O objetivo é formar um grupo permanente para discutir políticas culturais para a região, além de propor ações para os governos Estadual, Federal e sociedade civil.
Os resultados desse seminário serão divulgados e farão parte do banco de dados do Instituto. Essas informações facilitarão o trabalho de pesquisadores, produtores e agentes culturais às informações importantes sobre o Jequitinhonha.

