O Instituto Sociocultural Valemais é uma Organização da Sociedade Civil –OSC, criado em 06 de janeiro de 2002, com o propósito de valorizar, preservar e difundir a cultura popular brasileira. Desde então, atua no fortalecimento das manifestações artísticas tradicionais e na promoção da inclusão social por meio da cultura, herança viva que pulsa nos tambores, na cultura popular, nas cantigas e gestos de um povo que transforma história em arte.
Entre seus objetivos estão a defesa do patrimônio histórico e artístico e o estímulo às expressões culturais regionais. O Instituto também investe na educação, incentiva a produção artística e apoia os fazedores de cultura, garantindo a transmissão de saberes e práticas para as próximas gerações.
Desde sua criação, o VALEMAIS, tem promovido uma série de iniciativas que reforçam a identidade cultural brasileira. Realiza festivais, mostras, feiras, oficinas, seminários e exposições, reunindo artistas, artesãos, pesquisadores e o público em geral em ações educativas e de pesquisa, reafirmando seu compromisso com o acesso à cultura como direito e ferramenta de transformação.
Em 2011, sua atuação foi reconhecida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que declarou o Valemais, organização de utilidade pública. Em 2012 a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte aprovou lei no mesmo sentido. Já em 2024 foi reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.
Missão
Contribuir para o desenvolvimento sociocultural de Minas Gerais e em especial, do Vale do Jequitinhonha, com vistas à melhoria da qualidade de vida de sua população, priorizando:
- a valorização do patrimônio artístico-cultural e a transmissão de saberes;
- a promoção da cultura popular;
- a realização de debates, cursos, concursos, congressos e eventos de toda natureza sobre a realidade cultural, ecológica, social, política e econômica da região;
- a realização de exposições e feiras com produtos do artesanato mineiro.
Visão
Participar e contribuir ativamente para o fortalecimento, o reconhecimento e a difusão da cultura popular em toda sua diversidade, entendendo que as comunidades e os grupos artísticos são os representantes, os guardiões e renovadores desta cultura. Uma sociedade só pode se desenvolver em plenitude preservando sua memória, permitindo que as novas gerações tenham acesso ao patrimônio artístico cultural. O acesso à cultura é uma importante ferramenta de transformação social e assegura que práticas e saberes populares sejam preservados e perpetuados.
Valores
- Valorização da Cultura Popular
Compromisso com a preservação, fortalecimento e difusão das manifestações artísticas e culturais tradicionais do Brasil. - Inclusão Social por Meio da Cultura
Promoção do acesso à cultura como ferramenta de transformação social, garantindo que diferentes públicos, especialmente os mais vulneráveis, possam se reconhecer e participar das atividades culturais. - Educação e Transmissão de Saberes
Promoção da educação cultural e da troca de conhecimentos entre gerações, assegurando que práticas e saberes populares sejam preservados e perpetuados. - Apoio aos Fazedores de Cultura
Valorização e incentivo aos artistas, artesãos e demais agentes culturais, reconhecendo seu papel central na construção e manutenção da identidade cultural brasileira. - Compromisso com o Patrimônio Histórico e Artístico
Pesquisa e conservação do patrimônio cultural, histórico e artístico, contribuindo para a memória coletiva e a identidade das comunidades. - Democratização do Acesso à Cultura
Promoção de eventos, formações e ações que ampliem o acesso à arte e à cultura, estimulando a participação ativa da sociedade em atividades culturais diversas.
Principais eventos realizados pelo Valemais e em parceria:
- Quando o Jequitinhonha Canta e Dança
- Encontro dos Vales – Cultura e Sabores
- Seminário de Cultura Popular – Tecendo a Rede de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
- Feiras de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
- Programa Música Minas
- Campanha de Popularização da Música de Minas Gerais
- Mostra Mucuri Musical
- Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha
- Mucuriarte – Festival de Cultura Popular do Vale do Mucuri
- Viva o Vale!
- Selo comemorativo dos Correios em homenagem a Dona Izabel Mendes
- Nosso Canto Valemais Jequitinhonha
- Viola de Feira
- Arrumação 35 anos
Equipe
Diretor Executivo – LUIZ GONZAGA MEDEIROS
Diretor Executivo Adjunto – EDWARD JENNER DE FARIA
Diretor Financeiro –FRANCISCO PEREIRA DAMASCENO,
Diretor Financeiro Adjunto –ROZANA SOARES DOS SANTOS
Diretor Administrativo – JOÃO ROBERTO DE SOUZA SILVA
Diretor Administrativo Adjunto – EDUARDO DOS SANTOS MACEDO
CONSELHO FISCAL / Membros Efetivos: VILMAR OLIVEIRA DE JESUS, MANOEL MENDES JARDIM, CARLOS ROBERTO CORDEIRO (em memória).
CONSELHO FISCAL (Membros Suplentes): LUIZ CLÁUDIO BENTO RODRIGUES, MARISA RIBEIRO DE CARVALHO, CARLOS AUGUSTO DE FARIAS.